Blog

BCAA

A importância dos aminoácidos

Compartilhe


Os aminoácidos de cadeia ramificada - BCAA’s (leucina, isoleucina e valina) correspondem a aproximadamente 1/3 da proteína muscular. Estes aminoácidos, além de funcionarem como combustível para a execução do exercício, agem em conjunto para reconstruir a proteína muscular que foi desmantelada com a atividade.

Quanto mais intensa a atividade, mais leucina será exigida pelo organismo. Após o exercício aeróbico, por exemplo, os níveis de leucina no plasma caem de 11 a 33%; e após o treinamento de força, 30%. A leucina apresenta inscríveis efeitos na potencialização da síntese proteica, maximizando a ação de diversos marcadores anabólicos, dentre eles, o MTOR. Pesquisas afirmam, ainda, que os BCAA’s apresentam grande efeito anticatabólico, e o seu consumo, antes ou durante o treinamento de resistência pode diminuir, ou mesmo prevenir, a taxa de degradação proteica no músculo e economizar glicogênio muscular. E isso está diretamente relacionado ao papel que a valina desempenha no organismo. Por sua vez, a isoleucina, é a grande facilitadora da resposta insulínica, desencadeando todo o processo de construção muscular.

Esses aminoácidos podem ser adquiridos em frascos, mas também são encontrados em produtos lácteos e na proteína do soro do leite. Existem diferentes proporções de leucina entre os BCAA’s disponíveis no mercado, podendo chegar até mesmo em 10 partes de leucina para 1 de isoleucina e 1 de valina, exigindo portanto a avaliação do profissional nutricionista sobre a sua correta prescrição. Tanto em uma fase de aumento da massa magra, quanto de definição muscular, a suplementação com BCAA’s tem apresentado ótimos efeitos.

AnteriorBeta Alanina
PróximoÁgua Detox

Vídeo

Meses das Postagens
Tags das Postagens

Reserve já o seu Horário use o formulário de agendamento

Irei retornar confirmando e, você pode agendar pelo meu WhatsApp também.