A Cirurgia Refrativa é o nome dado às cirurgias para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. A visão nítida é resultado da focalização das imagens na retina, tão logo passem através dos meios transparentes do olho (córnea, aquoso, cristalino e vítreo) transformando-se em impulso nervoso que é, então, transmitido ao cérebro. Quando a imagem não é focalizada sobre a retina, a visão não é nítida, estabelecendo-se, assim, os diferentes erros de refração.
Miopia: Dificuldade para enxergar longe. É como denominamos o erro de refração em que a imagem focaliza antes de chegar na retina. Afeta cerca de 25% da população. O sintoma que mais é relatado e que com freqüência anuncia o aparecimento de miopia é a visão turva dos objetos distantes. É freqüente que nos primeiros estágios do problema, o indivíduo não se dê conta da perda de visão.
Hipermetropia: Dificuldade para enxergar de perto. A hipermetropia é o contrário da miopia, ou seja, a imagem dos objetos é focada atrás da retina. Isso acontece principalmente porque o olho do hipermétrope é um pouco menor do que o normal. Outras causas incluem situações onde a córnea ou o cristalino apresentam alterações no seu formato que diminuem o seu poder refrativo, como a megalocórnea, onde a córnea é mais plana do que deveria ser.
Astigmatismo: Dificuldade para enxergar de longe ou de perto, conforme se associe à miopia ou à hipermetropia. O astigmatismo é uma deformidade na curvatura da córnea, causando o foco de uma imagem em um eixo mais próximo e num outro eixo mais distante da retina.
Presbiopia: Popularmente conhecida como "vista cansada", é a anomalia da visão que ocorre com o envelhecimento da pessoa, ocasionando o enrijecimento dos músculos ciliares, ocorrendo por volta dos 40 anos de idade. Pessoas com Hipermetropia ou Diabetes mellitus tendem a apresentar a presbiopia mais precocemente, ao redor dos 35 anos de idade.
Para tratar a miopia, a córnea precisa ser aplanada. Isto pode ser alcançado através da remoção de tecido do centro da córnea.
Para tratar a hipermetropia, a córnea central precisa ficar mais curva. Isto pode ser conseguido, orientando-se a luz do Laser para remover tecido em torno da parte central.
Para tratar o astigmatismo, a córnea precisa ficar mais esférica. Alterando o padrão de luz do Laser remove-se mais tecido em uma direção que na outra.
Fotos
Reserve já o seu Horário use o formulário de agendamento
Irei retornar confirmando e, você pode agendar pelo meu WhatsApp também.